top of page

Insônia

Atualizado: 1 de ago. de 2022


O que é?


A insônia é uma insatisfação com a quantidade ou qualidade do sono associada com uma dificuldade de dormir ou manter o sono.

A insônia pode ser ocasional ou transitória, que dura poucos dias, como por exemplo quando você tem alguma coisa para resolver, uma viagem para um fuso horário diferente, estresse e preocupações, e quando o fator desencadeante é eliminado a insônia se resolve sem nenhum tratamento.

Já a insônia crônica é prolongada, dura mais de 3 meses e a dificuldade de dormir ocorre por pelo menos 3 vezes na semana.


Qual a causa?


A insônia crônica pode ser causada por:


  • Medicação ou drogas - existe medicações e drogas que precipitam insônia (antiarrítmicos, betabloqueadores, clonidina, corticóides, diuréticos, hormônios de tireoide, álcool).

  • Doenças psiquiátricas como depressão, ansiedade, transtorno bipolar.

  • Alterações hormonais, principalmente na mulher no período pós-parto e menopausa.

  • Fatores ambientais como uso de telas à noite.


Quais são os tipos?


Existe a insônia inicial (dificuldade de iniciar o sono), de manutenção (acorda várias vezes durante a noite) e terminal ou despertar precoce (acorda muito cedo e não consegue voltar a dormir).


Quais são as complicações?


A insônia pode causar desconcentração, sonolência diurna, acidentes, diminui a qualidade de vida, reduz a imunidade, é uma fator de risco para doenças cardiovasculares, para demência, quedas e traumas em idosos. Por isso tratar a insônia é fundamental.


Qual o tratamento?


O tratamento da insônia se baseia na identificação de fatores que estão causando a insônia, medidas de higienização do sono, que são mudanças de comportamento, e o tratamento medicamentoso.


Caso você ou alguém próximo se identifique com esses sintomas, marque uma consulta no link abaixo.





* Abaixo um vídeo em que falo sobre a insônia:





17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page