top of page

Transtorno de Ansiedade Generalizada - TAG

Atualizado: 5 de mai. de 2023


Qual a diferença entre medo e ansiedade?


Todos os seres humanos apresentam medo e ansiedade. O medo é uma resposta normal e emocional a uma ameaça externa (por exemplo, um intruso, um animal feroz ou um carro em alta velocidade) e serve como forma de proteção a todos os seres humanos, evitando que nos coloquemos em risco. Já a ansiedade é um estado emocional desagradável sem uma causa clara ou uma antecipação de ameaça futura. Assim como o medo, a ansiedade também está frequentemente acompanhada por sintomas físicos, como coração acelerado, palpitações, suor e tremores por exemplo. A ansiedade também pode ser positiva quando controlada, nos levando a praticar, ensaiar, ou estudar por exemplo, e melhorando o desempenho e nos auxiliando em situações arriscadas. Tanto o medo, quanto a ansiedade, quando exagerados e persistentes podem causar um desconforto muito grande, pioram o desempenho e geram um transtorno de ansiedade que necessita de tratamento.


Quais as causas dos transtornos de ansiedade generalizada (TAG)?


A causa não é conhecida. Porém fatores biológicos e psicossociais estão envolvidos.


O que é o Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)?


É um dos transtornos de ansiedade mais comum, que acomete uma grande parte da população, porém muitas pessoas sofrem anos antes de buscar o tratamento. As características principais do TAG são ansiedade e preocupações excessivas em diversos eventos ou atividades. A intensidade, duração e frequência da ansiedade e preocupação é desproporcional ao evento, e interferem de forma negativa na vida da pessoa, de forma que se torna quase impossível controlar a preocupação e evitar que os pensamentos preocupantes interfiram na atenção diária. Muitas pessoas com TAG dizem que se sentem ansiosos e nervosos por toda a vida.


Quais são os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada (TAG)?


A ansiedade e preocupações excessivas ocorrem na maioria dos dias por pelo menos 6 meses, além de ser muito difícil controlar as preocupações. Também estão presentes 3 ou mais dos seguintes sintomas:


1- Inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele.

2- Cansaço.

3 -Dificuldade de se concentrar ou sensações de “branco” na mente.

4- Irritabilidade.

5- Tensão muscular.


Qual o tratamento para o Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)?


O tratamento mais eficaz pra o TAG é a combinação de psicoterapia e medicamento. Ele pode durar por meses, e as vezes por toda a vida, porém a eficácia é comprovada. Os antidepressivos são considerados os principais medicamentos no tratamento, porém também podem ser utilizados ansiolíticos em alguns casos.


Caso você ou alguém próximo se identifique com esses sintomas, marque uma consulta no link abaixo.


* Segue o vídeo abaixo aonde falo sobre o transtorno de ansiedade generalizada.





65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Insônia

bottom of page