top of page

Ansiedade

Atualizado: 26 de jul. de 2022

O que é? Qual a diferença entre medo e ansiedade? Quais são os transtornos?





O que é ansiedade?


Primeiramente, precisamos lembrar que todo mundo sente ansiedade!

A ansiedade é uma resposta normal e adaptativa que salva-vidas e adverte sobre ameaças físicas, punições, frustrações, necessidades pessoais, corporais, ou sociais, separação de entes queridos, ameaças ao sucesso ou à posição individual. A ansiedade é caracterizada como uma sensação desagradável, vaga de apreensão, muitas vezes acompanhada de sintomas físicos como dor de cabeça, alterações na respiração, palpitações, aperto no peito, desconforto gástrico e inquietação.



Qual a diferença entre medo e ansiedade?


Todos os seres humanos apresentam medo e ansiedade. O medo é uma resposta normal e emocional a uma ameaça externa (por exemplo: um intruso, um animal feroz ou um carro em alta velocidade) e serve como forma de proteção a todos os seres humanos, evitando que nos coloquemos em risco. Já a ansiedade é um estado emocional desagradável sem uma causa clara ou uma antecipação de ameaça futura. Assim como o medo, a ansiedade também está frequentemente acompanhada por sintomas físicos, como: coração acelerado, palpitações, suor e tremores. A ansiedade também pode ser positiva quando controlada, nos levando a praticar, ensaiar, ou estudar, por exemplo, e melhorando o desempenho e nos auxiliando em situações arriscadas. Tanto o medo, quanto a ansiedade, quando exagerados e persistentes podem causar um desconforto muito grande, piorar o desempenho nas atividades, além de gerar um transtorno de ansiedade que necessita de tratamento.


Quais são os transtornos de ansiedade?


São transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos. Fazem parte de uma família de transtornos mentais, e muitas vezes um mesmo paciente apresenta alguns deles em conjunto. São eles:


  • Transtorno de pânico - caracterizados por ataques de pânico recorrentes e inesperados. Um ataque de pânico é um surto abrupto de medo ou desconforto intenso.


  • Fobia específica - medo ou ansiedade acentuados acerca de um objeto ou uma situação.


  • Agorafobia - é um medo ou ansiedade intensa e marcante de ficar em certos lugares, como: transporte público, lugares fechados ou abertos, multidões, filas e até de sair de casa.


  • Fobia social - medo ou ansiedade acentuados em situações sociais em que a pessoa é exposta a possível avaliação por outras pessoas.



Um aspecto importante dos transtornos de ansiedade é a interação entre fatores genéticos e experiências pessoais como, por exemplo, acontecimentos traumáticos e estresse.

E é fundamental ressaltar que existe tratamento para todos os tipos de transtorno de ansiedade!


Caso você ou alguém próximo se identifique com esses sintomas, marque uma consulta no link abaixo.





*Segue o vídeo abaixo aonde falo sobre os transtornos de ansiedade.




449 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page