Insônia
- Dr. Alexandre Proença
- 26 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de ago. de 2022

O que é?
A insônia é uma insatisfação com a quantidade ou qualidade do sono associada com uma dificuldade de dormir ou manter o sono.
A insônia pode ser ocasional ou transitória, que dura poucos dias, como por exemplo quando você tem alguma coisa para resolver, uma viagem para um fuso horário diferente, estresse e preocupações, e quando o fator desencadeante é eliminado a insônia se resolve sem nenhum tratamento.
Já a insônia crônica é prolongada, dura mais de 3 meses e a dificuldade de dormir ocorre por pelo menos 3 vezes na semana.
Qual a causa?
A insônia crônica pode ser causada por:
Medicação ou drogas - existe medicações e drogas que precipitam insônia (antiarrítmicos, betabloqueadores, clonidina, corticóides, diuréticos, hormônios de tireoide, álcool).
Doenças psiquiátricas como depressão, ansiedade, transtorno bipolar.
Alterações hormonais, principalmente na mulher no período pós-parto e menopausa.
Fatores ambientais como uso de telas à noite.
Quais são os tipos?
Existe a insônia inicial (dificuldade de iniciar o sono), de manutenção (acorda várias vezes durante a noite) e terminal ou despertar precoce (acorda muito cedo e não consegue voltar a dormir).
Quais são as complicações?
A insônia pode causar desconcentração, sonolência diurna, acidentes, diminui a qualidade de vida, reduz a imunidade, é uma fator de risco para doenças cardiovasculares, para demência, quedas e traumas em idosos. Por isso tratar a insônia é fundamental.
Qual o tratamento?
O tratamento da insônia se baseia na identificação de fatores que estão causando a insônia, medidas de higienização do sono, que são mudanças de comportamento, e o tratamento medicamentoso.
Caso você ou alguém próximo se identifique com esses sintomas, marque uma consulta no link abaixo.
* Abaixo um vídeo em que falo sobre a insônia:
Commentaires