Transtorno de Personalidade Borderline




O que é?


O Transtorno de personalidade borderline, ou transtorno de personalidade emocionalmente instável ocorre em 1 a 2 % da população e é mais comum nas mulheres. Tem como característica principal uma instabilidade nas relações pessoais, na autoimagem, no humor, emoções e uma impulsividade acentuada. Esses sintomas geralmente surgem no início da idade adulta e está presente em vários contextos. São pessoas totalmente imprevisíveis.


Quais são os sintomas?


Cinco ou mais dos seguintes critérios abaixo:

  1. Pessoas que tentam de tudo para evitar um abandono real ou imaginário. Vivenciam medos intensos de abandono, de dependêcia e ficam com muita raiva diante de uma situação em que se sentem desamparados ou desprezados.

  2. Relacionamentos intensos e instáveis, alternando entre o extremo de uma super valorização para uma desvalorização das pessoas ao seu redor. Distorcem as relações, caracterizando a pessoas como totalmente boa ou totalmente má. Podem idealizar uma pessoa nos primeiros encontros, exigir demais da relação e rapidamente passar a desvalorização achando que aquela pessoa não se importa o suficiente.

  3. Mudanças súbitas e dramáticas da autoimagem, uma instabilidade da percepção de si mesmo, que pode refletir em mudanças bruscas de valores, metas, aspirações, identidade sexual, opiniões, tipo de amigos.

  4. Impulsividade acentuada em pelo menos duas áreas. Por exemplo: gastos excessivos, apostas, envolvimento sexual com várias pessoas, uso de álcool e drogas, direção irresponsável, compulsão alimentar.

  5. Comportamentos autodestrutivos recorrentes. Como automutilações, tentativa de suicídio. Podem se machucar para obter ajuda dos outros, para exprimir a raiva ou anestesiar as emoções.

  6. Humor muito reativo, uma instabilidade muito grande nas emoções, podendo ficar irritado e agressivo por pequenas coisas.

  7. Sentimento de vazio persistente.

  8. Raiva intensa e dificuldade de controlar. Podendo frequentemente se envolver em discussões verbais ou brigas físicas.

  9. Durante situações de estresse extremo podem apresentar ideias de estarem sendo perseguidos, sensação de despersonalização e desrealização. Esses sintomas duram pouco tempo.

Qual o tratamento?


O tratamento é baseado na psicoterapia e no uso de medicações para controlar sintomas.


Caso você ou alguém próximo se identifique com esses sintomas, marque uma consulta no link abaixo.






* Segue o vídeo abaixo aonde falo sobre o transtorno de personalidade borderline.




27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Insônia