O que é? Qual a causa? Como é o diagnóstico? Quais os sintomas? Qual o tratamento?
O que é?
Esquizofrenia é uma doença em que a pessoa apresenta episódios de sintomas psicóticos. A psicose pode ser definida por alterações do pensamento como os delírios e alterações dos sentidos como as alucinações. Os delírios são crenças falsas que tomam conta da vida da pessoa e afetam o entendimento da realidade, já as alucinações são percepções sensitivas não reais, como ouvir vozes e barulhos que não existem, ver coisas que não estavam presentes, ou até mesmo sentir cheiro e gosto irreais. É comum que a pessoa acometida por esquizofrenia se sinta perseguida ou vigiada. Esse quadro pode ser chamado de “surto psicótico”, que geralmente ocorre pela primeira vez entre os 16 e 25 anos e quando tratado adequadamente, melhora.
Qual a causa?
A esquizofrenia é causada por fatores genéticos e biológicos reforçados por fatores ambientais e sociais, como traumas emocionais e uso de drogas.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito por um psiquiatra através dos sinais e sintomas apresentados na avaliação clinica e mental.
Quais os sintomas da esquizofrenia?
O paciente apresenta 2 ou mais dos sintomas a seguir por pelo menos 1 mês.
1- Delírios
2- Alucinações
3- Fala desconexa ou desorganizada
4- Comportamento desorganizado
5- Apatia, expressão emocional diminuída.
Qual é o tratamento?
No tratamento da esquizofrenia é fundamental a utilização dos medicamentos antipsicóticos combinados com terapias psicossociais. O foco do tratamento é a melhora completa dos sintomas psicóticos e prevenir novos episódios. Em alguns casos é necessário a internação até a estabilização do quadro.
Caso você ou alguém próximo se identifique com esses sintomas, marque uma consulta no link abaixo.
* Segue o vídeo abaixo aonde falo sobre a esquizofrenia.
Comments