O que é?
A depressão é uma doença e não é sinal de fraqueza ou preguiça. Assim como qualquer doença é caracterizada por sintomas, que no caso da depressão afetam o humor, o interesse, o pensamento, além de também causar sintomas físicos. Esses sintomas duram pelo menos 2 semanas, de fato, na maioria das vezes duram um período de tempo consideravelmente maior. O diagnóstico é baseado nos sintomas e na história clínica do paciente, não havendo nenhum exame laboratorial ou de imagem que possa fazer o diagnóstico. Também é importante diferenciar a tristeza por algum motivo ou luto da depressão, que geralmente não tem um motivo aparente.
Qual são as causas da depressão?
Além de fatores genéticos que causam uma predisposição para a doença, fatores psicossociais como acontecimentos da vida e estresse ambiental estão associados ao quadro depressivo.
Quais são os sintomas?
Cinco ou mais dos sintomas devem estar presentes por pelo menos 2 semanas:
1- Humor deprimido na maior parte do tempo e dos dias.
2- Diminuição no interesse e prazer nas atividades.
3- Perda ou ganho significativo de peso ou apetite.
4- Insônia ou sonolência excessiva.
5- Agitação ou lentificação motora.
6- Fadiga ou perda de energia.
7- Sentimentos de inutilidade, de culpa, ou desesperança.
8- Desconcentração, indecisão, pensamento lento.
9- Pensamentos negativos de morte e suicídio.
Como é o tratamento?
Existe tratamento bem estabelecido para a depressão com resposta satisfatória e remissão dos sintomas. O objetivo do tratamento é que o paciente tenha uma vida normal. O tratamento vai depender da gravidade dos sintomas, podendo ser indicado apenas o acompanhamento psicológico em casos leves e o uso de antidepressivo associado a psicoterapia em casos de maior gravidade.
Caso você ou alguém próximo se identifique com esses sintomas, marque uma consulta no link abaixo.
* Segue o vídeo abaixo aonde falo sobre o transtorno depressivo
Comments